Real Digital
Conheça a moeda virtual brasileira.
O Banco Central, pretende lançar, até 2024, uma versão digital do real, o real digital.
O Real Digital será uma CBDC( Central Bank Digital Currency ), moeda alternativa, mas com o mesmo valor do real tradicional.
O que diferencia uma CBDC, como o Real Digital, de moedas digitais tradicionais é algo essencialmente simples: uma existe fisicamente, enquanto a outra existe apenas virtualmente em uma rede blockchain. Ou seja, a maior diferença está na aplicação da tecnologia e criptografia para reformular o sistema financeiro.
Outra observação válida é que o real digital não pode ser convertido em cédulas, o cidadão receberá códigos gerados pelo Banco Central indicando os valores dos mesmos.
Sua distribuição será através de bancos , instituições financeiras e demais participantes dos atuais sistemas de pagamento.
Vantagens do Real Digital
- Poderá ser usado em qualquer parte do mundo, sem necessidade de conversão por meio dos bancos.
- Reduz a emissão de papel
- Alternativa segura ao dinheiro físico
- O Real Digital pode ajudar a inibir a lavagem de dinheiro e estimular a inovação e a concorrência no ambiente virtual, de acordo com o Banco Central
A digitalização já começou
Em outubro de 2020 as Bahamas foram o primeiro país a lançar uma CBDC, o dólar de areia, assim como outros países pelo mundo, como China, EUA e Japão.
Dados do Banco Central revelam que a digitalização, por aqui, também já começou.
Apenas 3% do dinheiro disponível para as operações no país estão na forma de papel.
Quase R$9 trilhões são depositados e negociados digitalmente.
E de acordo com o Banco de Compensações Internacionais (BIS), mais de 80% dos bancos centrais do mundo estão desenvolvendo modeas digitais.
Os testes devem começar em setembro de 2022, com atraso de alguns meses, pois o plano inicial era iniciar os testes em Março deste ano.