Entendendo EIP 2981 — Padrão de Royalties

Uma maneira padronizada de recuperar informações de pagamento de royalties para tokens não fungíveis (NFTs) para permitir suporte universal para pagamentos de royalties em todos os mercados NFT e participantes do ecossistema.

Kaue Murakami
3 min readJun 6, 2022
Créditos imagem

De acordo com a documentação esse padrão permite que contratos, como NFTs que suportam interfaces ERC-721 e ERC-1155 , determinem um valor de royalties a ser pago ao criador ou detentor dos direitos da NFT toda vez que a NFT for vendida ou revendida.

Isso é destinado a mercados que desejam apoiar o financiamento contínuo de artistas e outros criadores de NFT.

O pagamento de royalties deve ser voluntário, pois mecanismos de transferência, como transferFrom()transferências NFT entre carteiras, e executá-los nem sempre implicam em uma venda.

Marketplaces e indivíduos implementam esse padrão recuperando as informações de pagamento de royalties com royaltyInfo(), que especifica quanto pagar em qual endereço por um determinado preço de venda.

Este ERC deve ser considerado um alicerce mínimo e eficiente em termos de gás para inovação adicional nos pagamentos de royalties de NFT.

Vantagens

Antes da implementação deste padrão, não existia um padrão aberto de pagamento de royalties nos mercados de NFTs. Geralmente, com os padrões NFT ( ERC-721 / ERC-1155 ), os marketplaces conseguiram transferir facilmente a propriedade de NFTs entre diferentes coletores em todos os pontos de venda. No entanto, como as informações sobre royalties são retidas por esses mercados e muitas vezes não são compartilhadas, uma NFT pode ser retirada de um mercado e depois vendida em outro, e o criador do NFT não ganharia os royalties aos quais tem direito.

E mais:

  • Um novo meio para criadores monetizarem o seu trabalho;
  • Nova classe de ativos para investimento;
  • Revenda com lucro;
  • Melhora nos impactos a longo prazo da NFT;

Como funciona

Créditos da imagem

A implementação do EIP-2981 pode ser facilmente implementado em seus contratos inteligentes com uma única função Solidity, como visto neste artigo feito por Blaine Malone.

Cálculo da porcentagem de pagamento de royalties

Este EIP exige um modelo de taxa de royalties baseado em porcentagem. É provável que o caso mais comum de cálculo de porcentagem seja onde o royaltyAmounté sempre calculado com_salePriceusando uma porcentagem fixa, ou seja, se a taxa de royalties for 10%, uma taxa de royalties de 10% deve ser aplicada, seja _salePrice10, 10000 ou 1234567890.

Como mencionado anteriormente, os implementadores podem ser criativos com esse cálculo baseado em porcentagem, mas há algumas ressalvas importantes a serem consideradas. Principalmente, garantindo que a royaltyInfo()função não conheça a unidade de troca e que variáveis ​​imprevisíveis sejam evitadas no cálculo do percentual. Para acompanhar o block.timestampexemplo anterior, há algumas nuances que podem ser destacadas se os seguintes eventos ocorrerem:

  1. Marketplace vende NFT.
  2. O Marketplace atrasa Xdias antes de invocar royaltyInfo()e enviar o pagamento.
  3. YOs recebimentos do Marketplace royaltyAmountforam significativamente diferentes do royaltyAmountvalor que teria sido calculado Xdias antes se nenhum atraso tivesse ocorrido.
  4. O destinatário de royalties está insatisfeito com o atraso do mercado e, por esse motivo, levanta uma disputa.

Em vez de retornar uma porcentagem e permitir que o mercado calcule o valor dos royalties com base no preço de venda, um royaltyAmountvalor é devolvido para que não haja disputa com o mercado sobre quanto é devido por um determinado preço de venda. O pagador de royalties deve pagar o royaltyAmountque royaltyInfo()estipula.

Conclusão

Percebemos que esse mercado, que vem crescendo exponencialmente, vem recebendo muito suporte para que artistas e/ou criadores digitais, tenham mais benefícios e incentivos.
A implementação do EIP-2981 para resguardar direitos em transações futuras vai ser muito benéfico para esse público a longo prazo, tendo em mente que esses ativos ainda serão transacionados, gerando assim, uma renda passiva com suas revendas, e uma venda ativa com sua venda.

Pensando mais abertamente, fora dos problemas lógicos, podemos ver esse EIP, como um incentivo a arte digital e estimulo ao mercado NFT.

Fontes

Zach Burks , James Morgan , Blaine Malone , James Seibel , “EIP-2981: NFT Royalty Standard,” Ethereum Improvement Proposals , no. 2981, setembro de 2020. [Seriado online]. Disponível: https://eips.ethereum.org/EIPS/eip-2981.

--

--

Kaue Murakami
Kaue Murakami

Written by Kaue Murakami

Ninja in Dart - Flutter and NodeJS - JavaScript

No responses yet